Reunião da empresa

Seguros de vida

Os seguros de vida não são todos iguais e as diferentes características são importantes.

Quando se contrata determinado tipo de crédito é frequente a obrigatoriedade da contratação de um seguro de vida associado à operação. Contudo, existe uma grande variedade de seguros de vida no que respeita a coberturas e respectivos valores que é importante tomar atenção.


Torna-se importante distinguir entre o seguro de vida IAD e ITP e as diferenças centram-se sobretudo nas coberturas e prémio (preço) dos mesmos.


O seguro IAD (Invalidez Absoluta Definitiva) apenas pode ser accionado em casos de doença ou acidente que afecte de forma muito grave a vida do segurado pois o sinistrado deve apresentar um grau de incapacidade de pelo menos 80%.

O seguro ITP (Invalidez Total Permanente) cobre os segurados em caso de doença ou acidente que resulte num grau de incapacidade superior a 65%.


Como resultado temos que o seguro IAD é mais económico que o ITP mas no primeiro caso o cliente apenas poderá accionar quando a incapacidade apresentar um grau de incapacidade superior ao segundo.


As percentagens de incapacidade mencionadas acima representam valores habituais mas variam consoante a seguradora embora sempre em torno destes valores.


Também é essencial atentar aos casos em que existe por exemplo dois mutuários. Nestes casos além da escolha pelo seguro IAD ou ITP o cliente pode por norma optar pela cobertura a 100% ou 50%. No caso da cobertura do total, em caso de doença ou acidente que esteja coberto pelo seguro, a dívida fica automaticamente liquidada, enquanto no caso de cobertura a 50% apenas metade do montante em dívida fica liquidado, a parte respeitante ao sinistrado.

Posts recentes

Ver tudo